ATM

O que é?

A dor na ATM, chamada de síndrome temporomandibular, é uma condição incapacitante, que incluem distúrbios temporomandibulares na classificação de odontologia atípica. Pode provocar dores de cabeça, pode causar tonturas (chamadas de labirintites), aparecimento de zumbidos, dores próximas ao ouvido e torcicolos; levando o paciente a procurar profissionais de diversas áreas, (como otorrino, neurologista, ortopedista, entre outros). Isso ocorre devido a proximidade da articulação e os músculos que participam da mastigação, com diferentes órgãos do corpo humano (como o ouvido e o pescoço, por exemplo).

Inúmeras pessoas no mundo tem sintomatologia da ATM e dessas, em muito poucos casos, são diagnosticado e tratado de maneira correta.

Se você tem algum ou vários desses sintomas, recomendamos uma avaliação e tratamento precoce, para evitar maiores complicações no quadro clínico.

O tratamento da ATM (ou DTM) muitas vezes é multidisciplinar, sendo normalmente efetuado por profissionais de diversas áreas da odontologia e também, quando necessário, com o auxílio de profissionais de outras áreas da saúde, devido a infinidade de fatores causais.